1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Plano de Contas Gerencial

Plano de Contas Gerencial

Em contabilidade temos a figura do plano de contas (no Datamex ele recebe o nome de Plano de Contas Fiscal), que consiste em uma relação de contas utilizadas para registrar os fatos contábeis. Ainda na contabilidade, o plano de contas possui o que chamamos de contas patrimoniais, que são aquelas que representam o ativo, o passivo e o patrimônio líquido, e as contas de resultado, aquelas que representam as receitas e as despesas ou custos.

Como o Datamex não é um sistema contábil, mas sim um sistema de controle gerencial/financeiro, não é preciso que seu plano de contas tenha exatamente a mesma estrutura de um plano de contas contábil.

Por isso, o plano de contas do sistema Datamex é chamado de Plano de Contas Gerencial, pois ele possui apenas contas de resultado (aquelas usadas para registrar receitas e despesas).

O plano é dividido em contas “sintéticas” e “analíticas”. As contas sintéticas são as que representam os grupos e subgrupos do plano e as contas analíticas são as que efetivamente usamos para registrar os lançamentos.

Um plano de contas gerencial simples poderia apresentar as seguintes contas:

Máscara (nível)Descrição*
1Receitas*
1.1Receita de Mercadorias Vendidas
1.2Receita de Serviços Prestados
1.3Receitas Financeiras*
1.3.1Juros Recebidos
1.3.2Rendimentos de Aplicações Financeiras
2Despesas*
2.1Salários e Encargos*
2.1.1Salários de Funcionários
2.1.2Férias
2.1.3Horas Extras
2.2Despesas com Insumos*
2.2.1Matérias Primas
2.2.2Materiais Secundários
2.3Energia Elétrica
2.4Telefonia

As contas indicadas com um * (asterisco) são contas sintéticas e as demais são contas analíticas.

Acessando o plano de contas

No sistema, o caminho para acessar o plano de contas gerencial é: menu Financeiro / Configurações / Plano de Contas Gerencial.


Recomendamos alguns cuidados especiais

  • Revise o plano de contas gerencial. Talvez seja necessário criar novas contas para poder gerenciar melhor a empresa.
  • Caso necessário, procure deixar uma cópia do plano de contas sempre à mão para facilitar os lançamentos.
  • Alguns clientes criam uma conta com nome genérico para consolidar receitas ou gastos de menor valor, como, por exemplo “Outras receitas” ou “Despesas Diversas”. Contudo, algumas vezes essas contas menos detalhadas acabam virando grandes “balaios sem fundo” que escondem uma série de ineficiências operacionais ou problemas de gestão financeira. Certifique-se de que o que está sendo classificado nesse tipo de conta não seja tão relevante ao ponto de ser necessária a criação de contas específicas.
  • Oriente o responsável pelos lançamentos quanto à forma de classificação a ser adotada no registro das entradas / saídas financeiras.

Custos x Despesas

Ambos são “gastos”. A diferença é que os custos estão diretamente ligados à produção dos produtos e serviços da sua empresa. Por exemplo, se você tem uma indústria metalúrgica, a compra da matéria-prima (ferro, solda, etc.) e os gastos com a linha de produção (equipamentos e mão de obra empregada na produção) são custos.

Como despesas temos os gastos cuja produção dos bens e serviços da empresa não seja dependente.

Esse tipo de classificação pode lhe ajudar na análise e melhor identificação dos tipos de gasto da sua empresa.

Atualizado em 19 de outubro de 2021

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário