1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Lotes a Receber (Financeiro / Títulos a Pagar / Lotes a Receber)

Lotes a Receber (Financeiro / Títulos a Pagar / Lotes a Receber)

A ferramenta Lotes a Receber é utilizada para agrupar títulos a receber lançados no sistema.

Um possível exemplo de sua utilização é o caso de transportadoras que tem várias faturas em aberto com um cliente e esse cliente informa que vai efetuar o pagamento de várias delas em conjunto.

Criando um novo lote a receber

Para criar um lote, vá até o menu Financeiro / Títulos a Receber/ Lotes a Receber. Uma vez acessada a ferramenta, clicar em “Adicionar”.

 Configurando o lote

Após ter clicado em “Adicionar”, teremos a tela abaixo.

  • Empresa: campo para o usuário definir a empresa para a qual o lote está sendo criado. Somente poderá ser selecionada uma empresa na qual o usuário tenha acesso.
  • Cliente: nesse campo o usuário indicará o cliente que tem saldo devedor com a empresa.
  • Tipo: opção para indicar o tipo de documento pelo qual se vai identificar o lote (fatura, recibo, nota fiscal, etc).
  • Número: indicar o número do documento que representará o lote, caso exista.
  • Emissão: indicar a data de emissão do lote no sistema.
  • Entrada: indica-se repetir a data de emissão, mas vale lembrar que os relatórios do regime de competência do sistema consideram a data de entrada dos registros, por isso é importante atentar aos casos em que, por algum motivo, o mês de entrada seja diferente do mês de emissão.
  • Observação: campo de texto livre para que o usuário detalhe alguma especificação necessária.

Definindo os títulos a receber que serão agrupados no lote

Uma vez definida a configuração do lote, o usuário deve indicar ao sistema quais títulos a receber farão parte do lote. Utilizando os filtros existentes é possível adicionar um título por vez ou diversos títulos de uma só vez.

Caso a opção “Utilizar a empresa definida no lote” esteja marcada, apenas títulos a receber lançados em nome da empresa definida no campo “Empresa” serão considerados na busca. Caso por algum motivo o campo “Empresa” não tenha sido preenchido, o usuário poderá desmarcar a opção “Utilizar a empresa definida no lote” e definir de qual empresa deseja que o sistema apresente os títulos a receber.

Com a questão da empresa definida, basta fazer a pesquisa pelo título e, assim que encontrá-lo, clicar em “Adicionar”, conforme demonstrado acima.

Na tela abaixo, temos um título já definido no lote. Poderão ser adicionados quantos títulos forem necessários.

Nos casos em que for conveniente, o usuário poderá utilizar a opção de pesquisa por múltiplos títulos ao invés de buscar um documento por vez.

Nessa opção o usuário poderá utilizar qualquer um dos critérios existentes para buscar os títulos a receber, pode inclusive combinar os diversos critérios de pesquisa.

Obs.: com a opção “Não vinculada” marcada, significa que na pesquisa serão considerados apenas títulos que ainda não façam parte de nenhum lote a receber.

Para definição da condição de pagamento, temos o exemplo abaixo:

O usuário poderá informar manualmente a condição de pagamento ou utilizar uma das muitas sugeridas pelo sistema. Em nosso caso foi escolhida a opção “Informar manualmente”, o que possibilita a definição manual no número de parcelas, bem como a data de vencimento das mesmas.

Assim que todos os títulos a receber estiverem incluídos no lote, basta clicar no botão “Salvar”. Dessa forma o lote a receber será criado com sucesso.

Atualizado em 8 de agosto de 2022

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário