1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Pagamentos de Documentos Não Programados (Financeiro/Caixa e Bancos/Pagamentos)

Pagamentos de Documentos Não Programados (Financeiro/Caixa e Bancos/Pagamentos)

Demonstração de como realizar pagamentos NÃO programados, ou seja, realizar pagamentos no sistema para documentos que não estejam lançados nos títulos a pagar do sistema.

Esse tipo de lançamento pode ser realizado toda vez que a empresa realizar um pagamento à vista e que não precise ser programado em títulos a pagar. Para consultar a ajuda sobre Títulos a Pagar clique aqui.

Pagamento-nao-programado-0

Quando clicar em Pagamento, já irá abrir a tela para o preenchimento das informações.

Pagamento-nao-programado-1

1º) Data: Preencher a data em que efetivamente foi realizado o pagamento.

2º) Conta: Selecionar a conta de onde saiu o recurso para pagamento da despesa.

3º) Tipo Doc: Selecionar o “Tipo Doc.”. Por padrão o sistema já mostrará como “Documento Não Programado”. Isso significa que o documento a ser pago não foi previamente lançado no sistema.

4º) Pessoa: Em “Pessoa”, deve-se indicar para quem se está realizando o pagamento (fornecedor). Caso a pessoa física ou jurídica para quem se está direcionando o pagamento ainda não esteja cadastrada no sistema, basta clicar no ícone “Adicionar”Pagamento nao programado 2 criar o cadastro do fornecedor.

5º) Tipo: É o tipo de documento fornecido pelo credor, pode ser Nota Fiscal, Recibo, Fatura, etc. Na mesma linha deve-se preencher o número do documento, bem como a data de entrada e emissão (em geral, utilizar a data em que foi emitido o documento para preencher os campos “Entrada” e “Emissão”).

6º) Valor pago: Em “Valor pago” preencha o valor pago ao fornecedor. Caso haja acréscimo ou desconto será necessário informar a conta gerencial de acréscimo ou desconto.

7º) Código Gerencial: É a nomenclatura utilizada para identificar que tipo de despesa se está pagando (ver material sobre Plano de Contas Gerencial aqui).

8º) Apropriação: Na apropriação identificamos quem é o “responsável” pela despesa, ou seja, o centro de custos a qual será vinculada a despesa.

9º) Histórico do documento: Basta clicar na maior caixa branca para que o sistema preencha o histórico de forma automática.

Obs.: no sistema, apenas os itens identificados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.

Após o preenchimento dos dados necessários clique em Pagamento nao programado 3.

Após isso, basta clicar em “Lançar”, conforme figura abaixo:

Pagamento-nao-programado-4

Pronto, pagamento não programado lançado!

Atualizado em 15 de agosto de 2017

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário