Para que os lançamentos das notas de serviços com retenções passem a ter o valor líquido considerado, algumas modificações nas configurações dos serviços se fazem necessárias. Proceder seguindo orientações abaixo.
1) Configuração dos Serviços
Para que o título a pagar seja gerado efetivamente pelo valor líquido é necessário configurar os serviços, informando que os mesmos podem ter retenção. Configurar conforme abaixo:
Acessar Financeiro/Configurações/Produtos e Serviços/Serviços, selecionar o serviço e clicar no ícone “Editar”.
Conforme imagem, foi informado que IRRF, CSLL, PIS, COFINS e INSS podem sofrer retenções de impostos, sem marcar a checkbox “Variável”. Com essa caixa desmarcada, o sistema vai assumir como percentual de retenção o informado na tela inicial de lançamento da nota que será visto em seguida.
Já no caso do ISSQN é importante marcar a checkbox “Variável”, pois no momento da informação do serviço no lançamento da nota o sistema solicitará o percentual do ISS a ser retido.
2) Definição dos tributos que poderão ser retidos no momento do encarte da nota
Ao lançar uma nota no sistema, temos a tela abaixo:
4.a) Tipo: selecionar “Entrada”.
4.b) Operação: utilizar um CFOP que esteja configurado para permitir a retenção de tributos. Se não tiver certeza que o CFOP está configurado para realizar as retenções entre em contato conosco.
4.c) Modelo: definir um modelo de nota que tenha sido configurado corretamente com as contas gerenciais que vão receber os lançamentos referentes às retenções. Caso não tenha certeza se o modelo de nota está configurado corretamente, entre em contato com a Datamex.
4.d) Condição de pagamento: informar uma data para vencimento do título a pagar (caso o haja configuração no sistema para gerar um título a pagar).
4.e) Impostos: nessa parte ficam a disposição todos os “padrões de impostos” configurados no sistema e é possível indicar que haverá retenção de tais tributos. Vale lembrar que o ISS é informado diretamente no cadastro do serviço.
Dependendo de como seu sistema está configurado pode ser que o percentual dos impostos deva ser inserido manualmente. A parte dos impostos aparece em tela para informação do percentual de forma manual (notar que o único diferente é o ISS, pois seu percentual é informado diretamente no momento do lançamento do serviço na nota):
Depois de clicar em “Cadastrar” deve ser informado o serviço ou serviços tomados:
Após cadastrar todos os serviços necessários, clicar em “Gravar” para salvar a nota no sistema.