1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Lançamento de notas de serviços tomados que possuam retenções

Lançamento de notas de serviços tomados que possuam retenções

Para que os lançamentos das notas de serviços com retenções passem a ter o valor líquido considerado, algumas modificações nas configurações dos serviços se fazem necessárias. Proceder seguindo orientações abaixo.

1) Configuração dos Serviços

Para que o título a pagar seja gerado efetivamente pelo valor líquido é necessário configurar os serviços, informando que os mesmos podem ter retenção. Configurar conforme abaixo:

Acessar Financeiro/Configurações/Produtos e Serviços/Serviços, selecionar o serviço e clicar no ícone “Editar”.01

Conforme imagem, foi informado que IRRF, CSLL, PIS, COFINS e INSS podem sofrer retenções de impostos, sem marcar a checkbox “Variável”. Com essa caixa desmarcada, o sistema vai assumir como percentual de retenção o informado na tela inicial de lançamento da nota que será visto em seguida.

Já no caso do ISSQN é importante marcar a checkbox “Variável”, pois no momento da informação do serviço no lançamento da nota o sistema solicitará o percentual do ISS a ser retido.

2) Definição dos tributos que poderão ser retidos no momento do encarte da nota

Ao lançar uma nota no sistema, temos a tela abaixo:

02

4.a) Tipo: selecionar “Entrada”.

4.b) Operação: utilizar um CFOP que esteja configurado para permitir a retenção de tributos. Se não tiver certeza que o CFOP está configurado para realizar as retenções entre em contato conosco.

4.c) Modelo: definir um modelo de nota que tenha sido configurado corretamente com as contas gerenciais que vão receber os lançamentos referentes às retenções. Caso não tenha certeza se o modelo de nota está configurado corretamente, entre em contato com a Datamex.

4.d) Condição de pagamento: informar uma data para vencimento do título a pagar (caso o haja configuração no sistema para gerar um título a pagar).

4.e) Impostos: nessa parte ficam a disposição todos os “padrões de impostos” configurados no sistema e é possível indicar que haverá retenção de tais tributos. Vale lembrar que o ISS é informado diretamente no cadastro do serviço.

Dependendo de como seu sistema está configurado pode ser que o percentual dos impostos deva ser inserido manualmente. A parte dos impostos aparece em tela para informação do percentual de forma manual (notar que o único diferente é o ISS, pois seu percentual é informado diretamente no momento do lançamento do serviço na nota):

03

Depois de clicar em “Cadastrar” deve ser informado o serviço ou serviços tomados:

04

Após cadastrar todos os serviços necessários, clicar em “Gravar” para salvar a nota no sistema.

 

Atualizado em 6 de maio de 2016

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário