1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Consulta Lançamentos (Financeiro / Caixa e Bancos / Consulta Lançamentos)

Consulta Lançamentos (Financeiro / Caixa e Bancos / Consulta Lançamentos)

Essa ferramenta mantém registrados todos os lançamentos referentes a pagamentos, recebimentos e transferências realizados pelos usuários.

Além dessa ferramenta possibilitar a obtenção de uma série de informações, através do uso dos diversos filtros existentes, também é nela onde se realiza a conciliação de lançamentos.

Resumo de comportamento dos filtros existentes

  • Período Lançamento: o sistema traz, por padrão os lançamentos dos últimos 30 dias, porém o usuário pode modificar a forma de apresentação das informações.
  • Cliente/Fornecedor: usado para realizar uma busca através do nome de um cliente ou fornecedor e buscar os pagamentos ou recebimentos realizados para esse cadastro.
  • Apropriação: usado para realizar uma busca através do centro de custos utilizado no lançamento de pagamento ou recebimento. A pesquisa retornará todos os lançamentos em que tenha sido utilizado o centro de custos informado no filtro.
  • Código: usado para realizar uma busca através do código interno atribuído pelo sistema ao lançamento.
  • Conta: usado para realizar uma busca através da conta financeira utilizada para realização do lançamento.
  • Cliente/Fornecedor do Lote: usado para realizar uma busca através do nome de um cliente ou fornecedor definido em um lote a receber ou lote a pagar e buscar os pagamentos e recebimentos realizados para os lotes identificados com a pessoa definida.
  • Gerencial: usado para realizar uma busca através da conta do Plano de Contas Gerencial utilizado no lançamento de pagamento ou recebimento.  A pesquisa retornará todos os lançamentos em que tenha sido utilizada a conta gerencial informada no filtro.
  • Valor Lan.: – usado para realizar uma busca através do valor total do pagamento, recebimento ou transferência. O valor total corresponde ao somatório de todos os documentos incluídos no lançamentos.
  • Valor Doc.: usado para realizar uma busca através do valor de um documento que é parte integrante de um pagamento ou recebimento. Em casos em que o lançamento possui mais de um documento, o resultado da pesquisa retornará o lançamento em si e dentro desse lançamento é que estará constando o documento com o valor informado no filtro.
  • Operação: usado para realizar uma busca através do tipo de lançamento realizado (pagamento, recebimento ou transferência).
  • Conciliado: usado para realizar uma busca entre os lançamentos já conciliados ou os ainda não conciliados, ou seja, que ainda não possuem confirmação de entrada de valores na conta financeira (recebimentos) ou não possuem confirmação de saída de valores na conta financeira (pagamentos).
  • Nro. Doc: usado para realizar uma busca através do número do documento que é parte integrante de um pagamento ou recebimento. Em casos em que o lançamento possui mais de um documento, o resultado da pesquisa retornará o lançamento em si e dentro desse lançamento é que estará constando o documento com o número informado no filtro.
  • Tipo Documento: usado para realizar uma busca através do tipo de documento utilizado no lançamento. Exemplo: Cupom Fiscal, Nota Fiscal, etc.
  • Nro. Transação: usado para realizar uma busca através do número de uma transação como, por exemplo, o número de uma transferência bancária ou o número de um cheque.
  • Transação: usado para realizar uma busca através da forma utilizada para realizar um pagamento, recebimento ou transferência, isto é, pesquisar os lançamentos conforme a forma que foram quitados. Exemplo: em dinheiro, cheque, transferência bancária, etc.
  • Data – usado para realizar uma busca através da data em que foi realizado o pagamento, recebimento ou transferência.

É importante lembrar que os filtros podem ser utilizados de forma conjunta.

Conciliação

A conciliação é utilizada na maioria das vezes quando pagamos ou recebemos um valor em cheque.

Em um pagamento podemos emitir o cheque hoje, porém não temos certeza de quando o mesmo será descontado no banco. Por isso, quando efetuamos um pagamento ou um recebimento com cheque e esse valor ainda não saiu ou entrou na conta da empresa, informamos ao sistema que o lançamento não será conciliado.

Entretanto, após a confirmação no extrato bancário de que o valor saiu da conta (caso dos pagamentos) ou que o valor de um cheque entrou na conta (caso dos recebimentos) devemos realizar a conciliação utilizando o ícone “Conciliar Lançamentos”, conforme imagem abaixo.


Edição e remoção de lançamentos

Além das opções mostradas acima, essa ferramenta permite ao usuário editar um lançamento para ajustar alguma informação como, por exemplo, a data do lançamento ou a conta financeira utilizada. Além de editar, também é possível remover lançamentos.

Para alterar um lançamento, selecione o registro desejado e clique em “Editar”, conforme imagem:

Para remover um ou mais lançamentos, selecione os registros desejados e clique em “Remover”, conforme exemplo:

Atualizado em 4 de agosto de 2022

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário