1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Centro de Custos (Financeiro / Configurações / Centros de Custos)

Centro de Custos (Financeiro / Configurações / Centros de Custos)

O que é centro de custo?

Resumidamente, o centro de custo é uma maneira de dividir uma empresa em, por exemplo, departamentos e/ou projetos. A ideia é que juntos  os centros de custos representem a empresa como um todo, porém cada um possui independência quando comparado com o outro.

Cada centro de custos pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto específico ou um departamento da empresa. Os centros de custos são utilizados para permitir o agrupamento de receitas e despesas, possibilitando uma melhor análise do negócio em si.

Os centros de custos são utilizados tanto para alocação de receitas quanto para alocação dos gastos inerentes a ele.

Temos como um bom exemplo da utilização de centro de custos uma empresa que realize a construção de casas. Imaginando que ela está trabalhando em 03 obras distintas ao mesmo tempo, poderíamos trabalhar com um centro de custo para cada obra e neles alocar os valores gerados a título de receita e também os gastos realizados em cada uma delas. Isso servirá para que ao final de um período seja possível, por exemplo, obter o resultado econômico e financeiro daqueles projetos.

Atualizado em 9 de agosto de 2018

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário