1. Inicio
  2. Suporte Básico
  3. Assinatura Digital e Digest Value

Assinatura Digital e Digest Value

Atualmente qualquer documento fiscal (NF-e/CT-e/MDF-e) e grande parte de arquivos EDI (troca de informações entre sistemas) utilizam uma estrutura usando a linguagem de marcação XML para importar dados em outros sistemas, diminuindo o risco de erros e agilizando o tempo de cadastro e processamento de tais dados. Como esse processo é automático, é necessário garantir que os dados que estão sendo inseridos estejam corretos com a fonte (A SEFAZ ou o seu cliente) e que não haja erros ao processar o arquivo. Para isso é utilizado o conceito de Assinatura Digital.

A assinatura digital é a forma que uma entidade (Ex.: SEFAZ) usa para dizer que aquele arquivo é válido e condiz com as informações que estão registradas no sistema que originalmente gerou o arquivo sem que tenha que acessar diretamente o servidor da SEFAZ. Durante a montagem do arquivo XML pela origem, é necessária uma forma de identificar se as informações contidas no arquivo não foram alteradas ou se o arquivo foi danificado. Para isso, a entidade que gerou o arquivo original analisa o seu conteúdo, considerando todos os dados que são informados no arquivo e calcula uma chave que permitirá a verificação posterior do arquivo, essa chave é chamada de Digest Value.

Quando é realizada a importação desse arquivo, o arquivo é carregado e Digest Value é recalculado com base nas informações do arquivo. Após é verificado se a chave calculada é a mesma que é informada no arquivo, validando ou alertando que o arquivo contem problemas.

No sistema, um aviso similar a esse aparece em tela:


Principais causas do Digest Value não ser validado:

  • Ao ser transferido de um local para outro (seja via e-mail, mídia de armazenamento, FTP), podendo o arquivo ter sido corrompido;
  • O arquivo pode ser alterado manualmente.

Em casos que ocorra esse erro, instruímos que você entre em contato com a pessoa que gerou o arquivo, informe que o arquivo pode ser sido corrompido ou alterado manualmente e solicite uma nova copia.

Para mais informações, acione o suporte técnico.

Atualizado em 26 de julho de 2016

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário