1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Arquivo Remessa

Arquivo Remessa

Desde que o sistema esteja devidamente configurado, os usuários do Datamex podem realizar a emissão de boletos bancários para cobrança de seus clientes a partir da existência de títulos a receber em aberto.

Quando os boletos são gerados por dentro do sistema é preciso registrá-los junto ao banco que a empresa utiliza e esse registro é feito através do envio do arquivo remessa, que contem as informações necessárias para que o banco identifique e registre a transação.

Para geração de um arquivo remessa é necessário ir até o menu Financeiro / Caixa e Bancos / Convênios / Arquivos Remessa.

Gerando o arquivo remessa

  • Convênio: se você trabalhar com boletos de mais de um banco, nesse campo estarão todos os convênios configurados, então basta selecionar o desejado.
  • Nro. Remessa
    • A geração automática da numeração é realizada através de uma configuração do sistema.
      • Por exemplo, se você passou a usar o Datamex recentemente e já gerava arquivos remessa através de um outro sistema onde tem uma sequência numérica já estabelecida, basta nos informar a última remessa gerada para que configuremos o sistema para seguir essa mesma sequência. De qualquer forma, se preferir, poderá definir manualmente a numeração.
  • Período de Emissão: o campo para a definição das datas correspondem ao período de emissão dos boletos.

Após o preenchimento dos campos, basta clicar em “Gerar Arquivo”.

Depois do arquivo gerado ele estará disponível na listagem da ferramenta Arquivo Remessa e poderá ser baixado quantas vezes você necessitar, conforme imagem abaixo:

Atualizado em 14 de março de 2022

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário