1. Inicio
  2. TMS - Módulo de Transporte
  3. MDFe - Manifesto de Documento Fiscal eletrônico
  4. Cancelamento x Encerramento de MDFe – Entenda a Diferença

Cancelamento x Encerramento de MDFe – Entenda a Diferença

Cancelamento

O que é Cancelamento de MDFe?

O processo de cancelamento do MDFe só pode ser realizado dentro do prazo de 24 horas e / ou no caso de ainda não haver registro de passagem vinculado a chave do CTe.

Este cancelamento de MDFe pode ser realizado quando há a necessidade de modificar as informações transmitidas no próprio manifesto.

Por ter a caracteristica de ser um agrupador de conhecimentos, o seu cancelamento pode ser utilizado também quando é necessário modificar as informações dos conhecimentos e notas fiscais vinculadas a ele.

Encerramento

O que é Encerramento de MDFe ?

Ao final da operação de transporte, o emitente do manifesto de carga deverá realizar em seu sistema o procedimento de “encerramento do mdf-e”, para sinalizar a SEFAZ que a operação está concluída, e as placas envolvidas estão liberadas para emissão de novos manifestos.

IMPORTANTE: A empresa emitente é obrigada a encerrar o MDFe no final do percurso. Enquanto houver MDF-e pendente de encerramento não será possível autorizar novo MDFe, para o mesmo par UF de carregamento e UF de descarregamento, para o mesmo veículo.

Se no decorrer do transporte houver qualquer alteração nas informações do MDFe (veículos, carga, documentação, etc.), ou quando houver redespacho, subcontratação ou retensão imprevista de parte da carga transportada, ou nos casos de inclusão de novas mercadorias para a mesma UF de descarga, o manifesto deverá ser encerrado e deverá ser emitido um novo MDF-e com a nova configuração.

Atualizado em 6 de maio de 2020

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados