Tópico que aborda a ferramenta de upload de XMLs para o repositório, recurso útil para armazenarmos XMLs no repositório originados de fontes que não sejam a Sefaz.
No início, o XML Protegido tinha uma única porta de entrada de XMLs, sendo a Sefaz sua única fonte de XMLs, porém tivemos algumas situações de clientes que já utilizavam soluções de repositório de terceiros ou até mesmo armazenavam os XMLs em alguma pasta do seu computador e queriam trazer os arquivos para o Datamex. Nesses casos ficávamos com um problema, pois não tínhamos uma forma via operação do XML Protegido de imputar tais dados na base.
Sabendo disto, desenvolvemos a operação extra denominada “Importar XMLs” conforme pode ser observado na imagem abaixo:
Ao selecionar essa operação o sistema abre uma janela que permite ao usuário indicar uma pasta e uma coleção de XMLs a serem importados. A ferramenta não trata arquivos compactados, ou seja, reconhece apenas arquivos no formato XML. Abaixo segue imagem da operação de importação de XMLs:
Ao importar o arquivo, o sistema valida seu Digest Value. O Digest Value é uma chave calculada pelo software emissor de NF-e com a finalidade de validar se as informações contidas no XML não foram alteradas. Dessa forma, garantimos importar apenas arquivos XML válidos, não dependendo de uma validação junto a SEFAZ, o que tornaria possível a importação de arquivos com no máximo 90 dias de emissão, já que esse é o período durante o qual a SEFAZ valida as informações.