1. Inicio
  2. XML Protegido
  3. [XML PROTEGIDO] Automatização do lançamento de NF-e na ferramenta Notas Fiscais
  1. Inicio
  2. Financeiro
  3. [XML PROTEGIDO] Automatização do lançamento de NF-e na ferramenta Notas Fiscais

[XML PROTEGIDO] Automatização do lançamento de NF-e na ferramenta Notas Fiscais

Neste material veremos como automatizar o lançamento de notas fiscais (na ferramenta Notas Fiscais e até mesmo em Títulos a Pagar) a partir dos documentos existentes na solução XML Protegido cuja a empresa seja o ator “destinatário”.

Caso a área possua o projeto XML Protegido ativado é possível automatizar o lançamento de notas fiscais, porém é importante saber que essa automatização é indicada para aqueles casos em que as notas são lançadas sempre da mesma maneira, onde o usuário utiliza, por exemplo, sempre o mesmo centro de custos e conta gerencial.

Regras de Automatização para NF-es Recebidas

Através do menu Financeiro / Configurações / Regras de Automatização para NF-es Recebidas definimos como a nota fiscal será lançada.

  • Tipo Fornecedor: nesse campo é definido se a regra que está sendo configurada será aplicada a qualquer fornecedor (opção Todos) ou apenas para um fornecedor (opção Específico). Caso seja marcada a opção Todos, os campos “Fornecedor” “Aplicar em” são removidos da tela, pois não há necessidade de preenchê-los.
  • Fornecedor: é necessário definir um fornecedor quando o campo anterior for preenchido com a opção Específico. Aqui deve ser definido o fornecedor que terá suas notas fiscais lançadas na ferramenta Notas Fiscais.
  • Aplicar em: uma vez definido o fornecedor, informar se a regra valerá exclusivamente para o CNPJ definido (opção Apenas neste CNPJ) ou se valerá para todas as notas emitidas pelo fornecedor com mesmo radical de CNPJ (opção Em todos com este radical do CNPJ). Isso possibilita que notas de fornecedores que possuem filiais obedeçam a mesma regra.
  • Pré-requisito: o lançamento automático da nota fiscal só ocorrerá se o pré-requisito for satisfeito, ou seja, se o documento já estiver com o evento de “Ciência da Operação” ou “Confirmação da Operação” registrado.
  • Modelo: nesse campo é definido o modelo de nota fiscal que será utilizado pelo sistema (configurado em Financeiro / Configurações / Fiscal / Modelos de Notas).
  • Natureza da Operação*: campo para definir a natureza de operação que será utilizada no lançamento da nota.
  • Almoxarifado: esse campo só passa a ter preenchimento obrigatório caso a natureza da operação escolhida esteja configurada para movimentar estoque.
  • NF-e modo Rascunho: nesse campo é definido se a nota será salva apenas como rascunho ou se será efetivamente gravada.

*Natureza da Operação: a configuração da natureza de operação possibilita diversos gatilhos no sistema, inclusive se o lançamento da nota dará origem a um título a pagar. Então, se a intenção ao utilizar a automatização de notas for a programação dos títulos é indispensável a correta configuração da natureza da operação.

Realizando os lançamentos das notas

Devido a essa solução estar em fase de testes o sistema ainda não realiza o lançamento da nota de forma totalmente autônoma. Atualmente, é preciso que o usuário acesse a ferramenta Repositório de NF-e, escolha a nota desejada e clique na operação extra “Criar NF-e no módulo financeiro”.

XML Protegido / Repositório NF-e

Após ter clicado na operação extra “Criar NF-e no módulo financeiro” será carregada uma tela com o modelo de nota e natureza da operação definidos na configuração da regra de automatização. Então, basta clicar em “Criar NF-e”.

Se estiver tudo correto, receberemos a mensagem de NF-e criada com sucesso, conforme abaixo:

Como pode ser visto nas imagens a seguir, temos a nota cadastrada na ferramenta Notas Fiscais e o Título a Pagar programado:

Financeiro / Notas Fiscais / Notas Fiscais
Financeiro / Títulos a Pagar/ Títulos a Pagar

É importante lembrar que o lançamento de nota exige que os produtos sejam cadastrados no sistema, caso ainda não estejam. No momento em que o sistema estiver automatizado e tentar efetuar o lançamento de uma nota cujos produtos ainda não constem no sistema essa nota não será lançada. Para tratar esse tipo de situação o usuário terá que adotar uma rotina de verificação das notas que ainda não foram integradas ao financeiro. Esse trabalho pode ser feito através da consulta ao relatório de XML Protegido modelo Atividade do Período.

OBS.: somente após o encerramento da fase de testes é que o sistema passará a realizar os lançamentos sem a interação do usuário.

Atualizado em 21 de outubro de 2019

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário