Aqui vamos explicar o funcionamento da operação extra que permite baixar um determinado XML do Sefaz a partir da leitura da chave do DaNF-e, recurso útil quando possuímos o DaNF-e em mãos e ainda não temos o XML baixado automaticamente pelo XML Protegido.
A operação extra denominada “Importar NF-e a partir da Chave” permite ao usuário baixar uma determinada nota da Sefaz a partir da leitura da chave do DANFe que possui em mãos. Este recurso se torna útil principalmente nas operações de transporte onde a transportadora pode ter recebido o DANFe antes da automatização baixar o XML da mesma nota junto ao Sefaz. Abaixo segue imagem ilustrando a operação extra no sistema:
Ao selecionar esta operação extra o sistema pergunta ao usuário a empresa participante da nota (caso tenhamos mais de uma empresa na área) e permite ao usuário o escaneamento de uma ou mais chaves a serem baixadas do Sefaz. Abaixo segue imagem da tela:
Antes de baixar do Sefaz o sistema valida se tais chaves já não estão no repositório. Caso não estejam, realiza a baixa dos dados básicos da nota, realiza a manifestação da “Ciência da operação” (apenas para os casos onde a empresa participe como “Destinatário”) e, na sequência, baixa o XML de cada nota fiscal solicitada.