Neste material veremos como ter um certo grau de automatização para o lançamento de notas fiscais (na ferramenta Notas Fiscais e até mesmo em Títulos a Pagar) a partir dos documentos existentes na solução XML Protegido cuja a empresa seja o ator “destinatário”.
Caso a área possua o projeto XML Protegido ativado é possível tornar bastante prático o lançamento de notas fiscais, porém é importante saber que a solução tratada nesse material é indicada para aqueles casos em que um determinado tipo de nota é lançada sempre da mesma maneira, com o usuário utilizando, por exemplo, sempre o mesmo centro de custos e conta gerencial.
Regras de Automatização para NFes Recebidas
Através do menu Financeiro / Configurações / Regras de Automatização para NFes Recebidas definimos como a nota fiscal será lançada.
- Tipo Fornecedor:
- Todos: define que a regra que está sendo configurada será aplicada a qualquer fornecedor.
- Específico: define que a regra que está sendo configurada será aplicada a apenas um fornecedor. Com essa opção marcada são disponibilizados dois novos campos:
- Fornecedor: definir o fornecedor que terá suas notas lançadas na ferramenta Notas Fiscais.
- Aplicar em:
- Apenas neste CNPJ: determina que a regra valerá exclusivamente para o CNPJ definido no campo Fornecedor.
- Em todos com este radical do CNPJ: determina que a regra valerá para todas as notas emitidas pelo fornecedor cujo CNPJ tenha o mesmo radical do CNPJ definido no campo Fornecedor. Isso possibilita que notas de fornecedores que possuem filiais obedeçam à mesma regra.
- Pré-requisito: o lançamento automático da nota fiscal só ocorrerá se um dos pré-requisitos forem satisfeito. São eles:
- Ciência da operação: se o documento estiver com esse evento registrado a regra será aplica.
- Confirmação da operação: se o documento estiver com esse evento registrado a regra será aplica.
- Quadro NFe
- Modelo: nesse campo é definido o modelo de nota fiscal que será utilizado pelo sistema (configurado em Financeiro / Configurações / Fiscal / Modelos de Notas).
- Natureza da Operação*: campo para definir a natureza de operação que será utilizada no lançamento da nota.
- Almoxarifado: esse campo só passa a ter preenchimento obrigatório caso a natureza da operação escolhida esteja configurada para movimentar estoque.
- NFe modo Rascunho: nesse campo é definido se a nota será salva apenas como rascunho ou se será efetivamente gravada.
*Natureza da Operação: a configuração da natureza de operação possibilita diversos gatilhos no sistema, inclusive se o lançamento da nota dará origem a um título a pagar. Então, se a intenção ao utilizar a automatização de notas for a programação dos títulos é indispensável a correta configuração da natureza da operação.
Realizando os lançamentos das notas
O sistema não realiza o lançamento da nota de forma totalmente autônoma. Dessa forma. é preciso que o usuário acesse o menu XML Protegido / Repositório de NFe, escolha a nota desejada e clique na operação extra “Criar NFe no módulo financeiro”.
Após ter clicado na operação extra “Criar NFe no módulo financeiro” será carregada uma tela com o modelo de nota e natureza da operação definidos na configuração da regra de automatização. Então, basta clicar em “Criar NFe”.
Se estiver tudo correto, receberemos a mensagem de NFe criada com sucesso, conforme abaixo:
Como pode ser visto nas imagens a seguir, temos a nota cadastrada na ferramenta Notas Fiscais e o Título a Pagar programado: