1. Inicio
  2. Contabilidade
  3. Integração Contábil – Gerando o Arquivo de Integração Contábil
  1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Integração Contábil – Gerando o Arquivo de Integração Contábil

Integração Contábil – Gerando o Arquivo de Integração Contábil

Este manual tem por objetivo orientar o usuário no processo de integração contábil junto ao seu sistema contábil.

1) O primeiro passo é gerar o relatório de integrações que nos possibilita ter uma visão geral dos lançamentos que serão importados na contabilidade. Acessar o menu ‘Financeiro/Integração Contábil/Histórico de Integrações Contábeis’, preencher os campos “Data Início”, “Data Fim”, “Formato” e “Empresa” e clicar em “Gerar Relatório” (relatório em HTML) ou “Gerar PDF” (relatório no formato PDF):

historico

Obs.: a opção “Mostrar Erros” permite ao usuário gerar o relatório mostrando somente os lançamentos com erros (opção “Sim”), não mostrar os lançamentos com erros (opção “Não”) e mostrar todos os lançamentos, com e sem erros (opção “Ambos”). O “Mostrar Erros” só tem efeito no relatório em PDF. O relatório HTML não obedece o comportamento definido nesse campo.

2) Após clicar em “Gerar Relatório” o sistema abrirá uma tela com os lançamentos do período escolhido, conforme imagem abaixo. Esse passo é importante para verificar se não há erros que impedem a integração, como por exemplo falta de mapeamento de alguma conta.

imagem 2

 

3) Caso o relatório contenha alguma inconsistência, pode-se utilizar o ícone “Apenas Erros/Mostrar tudo” imagem 3para filtrar apenas os lançamentos com ocorrências de erro.

detalhamento

Os alertas mostrados acima demonstram que não há contas credoras vinculadas aos lançamentos. No exemplo utilizado, temos 3 lançamentos onde o fornecedor (cadastrado na ferramenta “Pessoas”) não tem um vínculo com uma conta do plano de contas fiscal. Para resolver esse problema, basta editar o cadastro de cada um dos fornecedores utilizados nos lançamentos e apontar a qual conta corresponde no plano de contas fiscal.

Não sabe como realizar os mapeamentos? Clique aqui.

 

4) Resolvidos os problemas relacionados aos lançamentos o usuário poderá gerar o arquivo de integração no sistema Datamex para importar em seu sistema contábil. Para isso, acessar o menu ‘Financeiro/Integração Contábil/Integração Contábil’.  No campo “Formato” informar qual o sistema contábil utilizado pela contabilidade, preencher o período desejado em “Data Inicial” e “Data Final” e clicar em ‘Gerar Arquivo’. O arquivo TXT gerado deverá sem importado pela contabilidade no seu sistema.

1

Utiliza o sistema contábil Domínio? Clique aqui.

Atualizado em 4 de setembro de 2017

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário