Alertas de averbação

Em dezembro/2020 a Datamex realizou uma série de ações visando evitar que existam cargas não averbadas. Abaixo maiores esclarecimentos sobre o assunto.

A ferramenta de Conhecimentos passa a contar com alertas. Na listagem de conhecimentos, ao lado esquerdo da coluna ‘Nro’ será exibido o ícone de alerta indicando que o conhecimento não foi averbado, além disso o conhecimento não averbado ficará em laranja na listagem.

Clique sob a imagem para ampliá-la

Como proceder caso você receba o alerta de conhecimento não averbado?

Você poderá clicar sobre o ícone de alerta e executar umas das opções:

Clique sob a imagem para ampliá-la

Averbar carga: O sistema irá tentar efetuar a averbação novamente;
A averbação foi realizada manualmente: Utilize esta opção caso a averbação tenha sido feita diretamente junto à seguradora. Neste caso você deverá informar o número da averbação.
Estou ciente dos riscos e não desejo ser alertado: Essa opção estará visível somente aos usuários que estejam autorizados pelo gestor/sponsor a ignorar os alertas. Ao clicar nesta opção o alerta do conhecimento especificado não mais será exibido para todos os usuários do sistema.

Como verificar quais documentos não foram averbados?

Você poderá verificar através do filtro adicionado à busca rápida, este filtro está localizado no canto superior direito ‘Possui alerta?’, ou ainda, poderá utilizar o filtro avançado opção ‘Averbado’.

Clique sob a imagem para ampliá-la

Além disso, o filtro também está disponível no relatório de Conhecimentos, podendo ser combinado aos diversos critérios já existentes. O nome do filtro é ‘Averbado’.

Clique sob a imagem para ampliá-la

Veja os tópicos relacionados abaixo:

Cadastrando uma seguradora e apólice de seguro

Configurar averbação automática via AT&M

Configurando apólice de cliente no sistema (DDR)

Atualizado em 14 de dezembro de 2020

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Comentário

  1. gostaria de saber pq devo fazer isso. senao fizer que tivo de problema vou ter

    1. Michele,

      A averbação de cargas é um procedimento obrigatório segundo a legislação vigente. Portanto, caso não realize averbação de cada embarque antes do início da viagem, em caso de acidentes ou roubos das mercadorias, a carga que não foi averbada não estará assegurada. Além de poder ser autuada, já que a informação de averbação é obrigatória nos documentos eletrônicos.

      Caso ainda restem dúvidas, pedimos que acione nossa equipe de suporte para maiores esclarecimentos.

Deixe um comentário