Este manual tem por objetivo orientar o usuário no processo de integração contábil junto ao seu sistema contábil.
1) O primeiro passo é gerar o relatório de integrações que nos possibilita ter uma visão geral dos lançamentos que serão importados na contabilidade. Acessar o menu Financeiro / Integração Contábil / Histórico de Integrações Contábeis, preencher os campos “Data Início”, “Data Fim”, “Formato” e “Empresa” e clicar em “Gerar Relatório” (relatório em HTML) ou “Gerar PDF” (relatório no formato PDF):
Obs.: a opção “Mostrar Erros” permite ao usuário gerar o relatório mostrando somente os lançamentos com erros (opção “Sim”), não mostrar os lançamentos com erros (opção “Não”) e mostrar todos os lançamentos, com e sem erros (opção “Ambos”).
2) Após clicar em “Gerar Relatório” o sistema abrirá uma tela com os lançamentos do período escolhido, conforme imagem abaixo. Esse passo é importante para verificar se não há erros que impedem a integração como, por exemplo, falta de mapeamento de alguma conta:
3) Caso o relatório contenha alguma inconsistência, pode-se utilizar o ícone “Apenas Erros/Mostrar tudo”  para filtrar apenas os lançamentos com ocorrências de erro.
para filtrar apenas os lançamentos com ocorrências de erro.
Os alertas mostrados acima demonstram que não há contas credoras vinculadas aos lançamentos.
No exemplo utilizado, temos 3 lançamentos onde o fornecedor (cadastrado na ferramenta “Pessoas”) não tem um vínculo com uma conta do plano de contas fiscal. Para resolver esse problema, basta editar o cadastro de cada um dos fornecedores utilizados nos lançamentos e apontar a qual conta corresponde no plano de contas fiscal.
Não sabe como realizar os mapeamentos? Clique aqui.
4) Resolvidos os problemas relacionados aos lançamentos o usuário poderá gerar o arquivo de integração no sistema Datamex para importar em seu sistema contábil.
Para isso, acessar o menu Financeiro / Integração Contábil / Integração Contábil. No campo “Formato” informar qual o sistema contábil utilizado pela contabilidade, preencher o período desejado em “Data Inicial” e “Data Final”, a empresa e clicar em ‘Gerar Arquivo’. O arquivo TXT gerado deverá sem importado pela contabilidade no seu sistema.
Utiliza o sistema contábil Domínio? Clique aqui.
 
														
							



