O Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Sefaz para identificar uma Nota Fiscal eletrônica, uma Carta de Correção Eletrônica, um Evento de NF-e ou mesmo um conjunto destes arquivos. Este número é gerado pela Sefaz assim que recebe tais documentos ou eventos de seus emitentes.
O principal objetivo do NSU é permitir um controle por parte dos contribuintes sobre os documentos ou eventos já consultados ou ainda não consultados visto que o serviço de consultas do Sefaz retorna lotes de 50 NSUs a partir do NSU indicado pelo solicitante. Cabe reforçar que o NSU é gerado por participante do documento, ou seja, um mesmo evento será apresentado com NSUs diferentes para os diferentes atores de um mesmo documento.
Cabe reforçar que o termo NSU não é exclusivo do Sefaz, pois também é amplamente utilizado no controle de transações comerciais com cartões de crédito ou cupons fiscais.
No produto XML Protegido da Datamex, o NSU é apresentado em uma das colunas na listagem de dados do Repositório NF-e e Repositório CT-e.
O NSU é citado nas seguintes ferramentas (tais ferramentas serão melhor explicadas em outros tópicos):
- Consultar relação de documentos na Sefaz
- Consultar situação de NSU no sistema