1. Inicio
  2. APP Datamex
  3. APP Datamex – Parte Financeira
  1. Inicio
  2. Financeiro
  3. APP Datamex – Parte Financeira

APP Datamex – Parte Financeira

Este tópico de ajuda visa demonstrar de forma básica a utilização do aplicativo Datamex para o controle financeiro da empresa.

Instalação do aplicativo

Android

  1. Localize no seu dispositivo Android o ícone da Play Store e acesse a loja virtual.
  2. No campo marcado em vermelho digite DATAMEX e mande localizar.01
  3. Serão localizados pelo menos dois aplicativos. Escolha o que está marcado em vermelho.02

 

iOS

  1. Localize no seu dispositivo Apple o ícone da App Store.
  2. No campo marcado em vermelho digite DATAMEX e mande localizar.03
  3. O Aplicativo DATAMEX será localizado. Clique em Obter e em seguida em Instalar.04
  4. Digite a senha do seu ID Aplle e clique em OK.05

Após ter instalado o aplicativo em seu dispositivo móvel deverá ser inserido o domínio do seu sistema (exemplo: meusistema.e-login.net) juntamente com seu nome de usuário e senha (clique Como acessar o APP para mais informações sobre como acessar o APP).

Tela Inicial

Abaixo temos a tela inicial do aplicativo com atalhos para informações do módulo Financeiro e outros módulos (caso você os tenha contratados).

01 - Tela inicial

As ferramentas podem ser acessadas através dos atalhos acima ou também podemos acessá-las através do menu, conforme sugerido na imagem abaixo:
02 - Menu

03 - Ferramentas

Painel Financeiro Painel-financeiro

Ao clicar na ferramenta PAINEL FINANCEIRO o seguinte filtro é apresentado, caso exista mais de uma empresa registrada em seu sistema:06

A primeira opção é selecionar “Todas Empresas” ou selecionar uma das empresas que o usuário tem acesso. No exemplo abaixo, clicamos na opção TODAS EMPRESAS.

07

1 – SALDOS BANCÁRIOS: Ao clicar nessa opção o sistema mostra o saldo atual de todas as contas financeiras que o usuário tem acesso e que estejam marcadas com a opção “Compõe a disponibilidade financeira” em sua configuração.

2 – VALORES A RECEBER: Soma de todos os títulos a receber em aberto.

2.1 – Clicando em “Valores a receber” o aplicativo demonstra quanto do total está representado em valores atrasados, com vencimento na data atual e com vencimento futuro.

13

2.2 – Além disso, clicando em uma das três opções (Atrasados, Hoje e Futuros) o usuário obtém a relação dos clientes cujos títulos a receber compõem o valor dos títulos atrasados, dos títulos da data atual ou dos títulos com vencimentos futuros.

No exemplo abaixo foi clicado em “Atrasados”.08

2.3 – Ao obter a relação dos clientes que possuem títulos em aberto, o usuário pode clicar no cliente escolhido para visualizar a listagem dos documentos emitidos e seus valores.09

3 – VALORES A PAGAR: Soma de todos os títulos a pagar em aberto.

3.1 – Clicando em “Valores a pagar” o aplicativo demonstra quanto do total está representado em valores atrasados, da presente data e com vencimento futuro.12

3.2 Além disso, clicando em uma das três opções (Atrasados, Hoje e Futuros) o usuário obtém a relação dos fornecedores cujos títulos a pagar compõem o valor dos títulos atrasados, dos títulos da data atual ou dos títulos com vencimentos futuros.

No exemplo abaixo foi clicado em “Atrasados”.

10

3.3 – Ao obter a relação dos fornecedores que possuem títulos em aberto, o usuário pode clicar no fornecedor escolhido para visualizar a listagem dos documentos emitidos e seus valores.11

 

4 – CHEQUES A COMPENSAR: Soma de todos os cheques que foram emitidos e incluídos no sistema (lançamentos de pagamentos com transação cheque) que ainda não foram conciliados.

 

Disponibilidade Financeira14

Ao clicar na ferramenta DISPONIBILIDADE FINANCEIRA a tela a seguir é apresentada. Ela demonstra o valor total disponível nas contas financeiras cadastradas no sistema.16

Ao arrastar a tela para a esquerda é possível verificar o valor disponível em cada conta financeira individualmente.15

Ao selecionar uma conta especifica (Banco do Brasil  no exemplo) é possível ver um detalhamento dos valores que compõem a disponibilidade dela, conforme pode ser visto na imagem a seguir:17

 

Contas a Pagarcontas-a-pagar

Selecionando a ferramenta de Contas a Pagar é mostrado ao usuário a lista de empresas que ele tem acesso no sistema Datamex (caso o usuário tenha acesso a apenas uma empresa a lista não é apresentada). Na imagem abaixo selecionamos a empresa 3.

lista-de-empresas

Selecionando a empresa é mostrado ao usuário a lista de fornecedores com contas a pagar em aberto e seu respectivo saldo.

Escolheremos o fornecedor “RODRIGO BRAGA MOTORISTA 2”.lista-de-contas-a-pagar-por-cliente

Ao clicar no ícone dos 3 pontos ao lado direito do sino, as opções abaixo são demonstradas ao usuário e permitem que seja escolhido visualizar as contas a pagar em atraso, as da data atual, com data futura ou por período determinado. Além disso, é possível determinar que os lançamentos definidos como previsões sejam consideradas.opções

Selecionando o fornecedor é possível verificar os títulos a pagar que compõem o saldo em aberto.

faturas-do-fornecedor

 

Contas a ReceberContas-a-receber

Selecionando a ferramenta de Contas a Receber é mostrado ao usuário a lista de empresas que ele tem acesso no sistema Datamex. Na imagem abaixo selecionamos a empresa 3.lista-de-empresa-584x694

Ao selecionar a empresa é mostrado ao usuário a lista de clientes com contas a receber em aberto e seu respectivo saldo. No exemplo foi escolhido o cliente “CLIENTE EXEMPLO 4”.lista-de-titulos-a-receber-584x1038 (1)

Selecionando o cliente é possível verificar os títulos a receber que compõem o valor do saldo.faturas-584x1038

 

Extrato BancárioExtrato-bancário

Além do campo para definir qual conta financeira o usuário deseja obter as informações, a ferramenta Extrato Bancário possui 3 filtros distintos:

Diário – Mostrará a listagem de lançamentos do dia atual.
Mensal – Mostrará a listagem de lançamentos do mês atual.
Período – Mostrará a listagem definida para um período determinado.

Como os filtros são muito parecidos, vamos mostrar apenas a utilização do filtro mais complexo que é o filtro por período. Como pode ser observado abaixo, foi selecionada a conta financeira “Conta Financeira 01” no período de 13/01/2011 a 13/01/2017:extrato-bancário-584x1038

Após clicar em Enviar, o sistema gera uma visualização padrão simplificada do extrato (extrato Resumido), como pode ser observado na imagem abaixo:visao-resumo

Porem, é possível ter mais duas visões deste mesmo extrato (Completo ou Créditos), configurando a ferramenta da seguinte forma:botao-configuraçãoCompleto: permite verificar toda a movimentação ocorrida no período.

visao-completo

Créditos: mostra ao usuário apenas as entradas de valores na conta financeira.

VISAO-CREDITOS

Nas visões “Completo” e “Créditos” ainda é possível clicar em determinada linha para verificar o histórico do lançamento que gerou a movimentação financeira, conforme visto na imagem acima.

 

Resumo GerenciaisResumo-gerenciais

…em construção…

 

Atualizado em 30 de janeiro de 2018

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário