1. Inicio
  2. Financeiro
  3. Relatórios de Orçamento

Relatórios de Orçamento

Os relatórios de Orçamento permitem ao usuário verificar o status atual do(s) orçamento(s) configurado(s) no sistema, bem como o resultado do mesmo.

Financeiro/Relatórios/Relatório de Orçamento

Nesse relatório é possível identificar os valores que foram orçados, quanto já foi comprometido e a diferença entre o projetado e o realizado.

Gerar o relatório de Orçamento diariamente, e principalmente antes de qualquer compra, é importante, pois antes de se comprometer com algum fornecedor é preciso garantir que a empresa possui valor disponível orçado para honrar o compromisso.

Modelos

Atualmente o sistema possui 02 modelos de relatório de orçamento, o “Padrão” e o “Orçamento Unificado”.

O modelo Padrão mostra como resultado todos os orçamentos configurados no sistema, sendo cada um demonstrado em uma tabela exclusiva.

O modelo Orçamento Unificado dá como resultado uma tabela com todas as contas gerenciais juntas, independentemente de qual orçamento elas façam parte. Os orçamentos não são demonstrados como no modelo Padrão.

Filtros de pesquisa

Apropriação: campo utilizado para pesquisa por um único centro de custos. Como é possível configurar orçamentos para vários centro de custos é importante poder consultar o orçamento de um deles em específico.

Data Base: utilizado para definição de um determinado período. Por exemplo, se houver dois orçamentos configurados, um para o mês de julho e outro para agosto/2016, e o usuário definir data base com 01/08/2016 o sistema mostrará no relatório apenas dos orçamentos de agosto.

Nesse modelo o critério “Data Base” tem o mesmo comportamento explicado acima. Exemplo: em julho há um orçamento configurado para a conta gerencial “Despesas com Alimentação” e em agosto um orçamento para a conta gerencial “Despesas com Material de Expediente”. Ao gerar o relatório, sem definir uma data base, o resultado é uma tabela com as duas contas gerenciais. Caso se defina a data base como 01/08/2016, o resultado será apenas a conta gerencial do orçamento de agosto, ou seja, “Despesas com Material de Expediente”.

Mostrar: essa opção permite que o usuário defina se no relatório vão constar “Somente gerenciais não orçados”, “Somente gerenciais orçados” ou “Ambos”.

Utilizando a opção “Somente gerenciais não orçados” o sistema irá considerar no relatório apenas as contas gerenciais que não estão configuradas em um orçamento e que foram utilizadas em lançamentos que utilizaram o centro de custos definido no orçamento, mas desde que tais lançamentos tenham sido realizados com data dentro do período de vigência desse mesmo orçamento.

A opção “Somente gerenciais orçados” vai montar o relatório demonstrando apenas as contas gerenciais configuradas no orçamento e que tenham sido utilizadas em lançamentos dentro do período válido do orçamento.

A opção “Ambos” é a união das opções anteriores. O relatório contará com contas gerenciais orçadas e não orçadas, caso existam.

 

Para gerar o relatório, acesse o menu Financeiro/Relatórios/Relatório de Orçamento:

rel orçamento

 

Exemplo de relatório emitido com o modelo Padrão:

rel orçamento2

O relatório de Orçamento está dividido em colunas, cujos significados estão descritos a seguir:

Gerenciais: contas do Plano de Contas Gerencial que foram utilizadas para a configuração do orçamento.

Orçado: nessa coluna são apresentados os valores estabelecidos como limites para cada tipo de gasto.

Realizado: essa coluna demonstra os valores já consumidos do orçamento.

Saldo: essa coluna apresenta a diferença entre os valores orçados e o que já foi realizado. O saldo é o valor ainda a disposição para ser consumido.

Financeiro/Relatórios/Gerenciais/12 Meses Gerencial Competência x Orçamento

Esse relatório tem a finalidade de traçar o resultado orçamentário de um determinado centro de custos. Por exemplo, é possível analisar se houveram distorções entre o que foi planejado e o que realmente aconteceu.

Exemplo do relatório:

rel_orcamento

 

rel_orcamento2

No exemplo foi considerado um orçamento que trabalhou apenas com detalhamento de uma despesa, mas caso trabalhasse detalhando também receitas, teríamos um quadro de entradas acima do quadro de saídas e no rodapé do relatório veríamos o resultado do orçamento.

Atualizado em 28 de setembro de 2016

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário