1. Inicio
  2. TMS - Módulo de Transporte
  3. O que é contingência?
  1. Inicio
  2. Financeiro
  3. O que é contingência?

O que é contingência?

Ao trabalhar com envio de documentos para o SEFAZ, existe a possibilidade do serviço do SEFAZ de seu Estado estar em manutenção ou com problemas durante um determinado período. Nesses casos, o SEFAZ dispõe de algumas alternativas para a emissão de um documento, essa situação é chamada de contingência.

Atualmente, além da emissão normal de documentos, a Datamex possibilita o envio no modo “Contingência com SVC” (Sistema Virtual de Contingência do Ambiente das Unidades Federadas), onde a o SEFAZ do Estado de origem redireciona todas as solicitações de emissão de qualquer documento fiscal para o servidor do SEFAZ de outro Estado.

Ao tentar o envio no modo normal e o servidor acusar um erro de comunicação com o servidor do SEFAZ, você pode tentar o envio em contingência. Para um servidor do SEFAZ estar nesse modo, ele deve alterar seu  modo de operação informando que está operando em SVC. Se você tentou enviar o documento em contingência e ainda sim não obteve sucesso, provavelmente o SEFAZ de seu Estado possa estar com instabilidade mas não autorizou o uso de emissão em continência.

 

Emissão de CT-e em contingência

Hoje a Datamex disponibiliza a seguinte opção na ferramenta “CT-e” para o envio em contingência, conforme imagem abaixo.

Contingência

Para mais informações sobre os outros tipos de contingência peça informações ao seu contator ou acesse no portal da Receita os Manuais relativos a NF-e aqui ou relativos a CT-e aqui


Documentos para consulta

Manual Contingencia

Manual_de_especificacoes_tecnicas_da_Contingencia_Offline_versao_1.2_30_04_2013

 

Atualizado em 6 de novembro de 2014

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário