1. Inicio
  2. TMS - Módulo de Transporte
  3. Integração Datamex x Sertrading

Integração Datamex x Sertrading

A Sertrading é um embarcador que trabalha com diversas transportadoras e solicita que elas enviem um arquivo padronizado contendo as informações de data e hora em que os eventos referentes ao transporte ocorrem. O material a seguir visa esclarecer o procedimento a ser executado pelos transportadores usuários do Datamex a fim de garantir a correta geração e transmissão automática do arquivo JSON para a empresa.

A transportadora precisa enviar ao cliente Sertrading informações relacionadas a logística dos processos entre elas.

Tais informações devem ser inseridas nos registros da ferramenta Pedidos do menu Transporte e referem-se aos pedidos do tipo “Importação” cujo cliente indicado é a empresa SERTRADING.

O envio das informações será a partir de integração via API e se dará no formato JSON, geralmente 4x ao dia.

A Sertrading receberá um arquivo com as características abaixo, onde praticamente cada linha corresponde a uma informação contida em algum campo do Pedido:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é json.png

Preenchimento das informações nos Pedidos

A seguir serão abordados os campos da tela de Pedidos que precisam de preenchimento, pois serão enviados para a Sertrading na integração:

  • Primeiramente, realizar o preenchimento inicial da tela de Pedidos definindo a “Ref. Cliente”, o nº do “BL”, o(s) container(s) e escolhendo o Perfil de Atividade “SERTRADING”: Havendo necessidade de informar alguma situação especial para o cliente também é possível preencher o quadro de “Observações” ao final da tela, pois essa é uma informação que também constará na integração.

IMPORTANTE: A escolha do Perfil de Atividade correto vai fazer com que o Fluxo Operacional da aba “Contêineres” contenha todos os campos necessários para preenchimento das datas e horários por parte dos usuários.


Depois de preenchida a tela inicial do Pedido a aba “Contêineres” poderá ser acessada. Nela será preciso preencher as datas e horários dos eventos na medida em que forem ocorrendo. Esse preenchimento deverá ser realizado na coluna “Execução”.

O Fluxo Operacional é acessado através da edição de um container na aba “Contêineres”, contida em cada Pedido:

Há uma informação que é enviada para a Sertrading que depende do preenchimento do campo “Observação agendamento” referente a linha com o serviço chamado “Agendamento Terminal”:


Como o sistema define o que é enviado e o que deixa de ser enviado para a Sertrading

Veremos o que o sistema vai considerar para que um container contido em um Pedido tenha as informações enviadas para a Sertrading e o que faz a informação não ser mais enviada.

  • Enviando a informação

O sistema passará a enviar as informações de um container no arquivo de integração a partir do momento em que o serviço “Solicitação Agendamento” estiver com a data e hora preenchida na coluna “Execução”.

  • Deixando de enviar a informação

Para que as informações de um container deixem de ser enviadas será preciso que o serviço “Encerramento da Operação” também tenha a data e hora preenchida na coluna “Execução”. Esse campo deve ser preenchido quando a operação realmente acaba, pois assim o Datamex não continuará mandando a informação para a Sertrading desnecessariamente.

É importante salientar que se a data/hora do serviço “Encerramento da Operação” estiver vazia ou estiver maior do que a próxima data/hora em que o sistema for gerar e enviar o arquivo da integração automaticamente, o container continuará sendo informado.

O sistema só deixará de enviar as informações do container na integração se a data/hora do serviço “Encerramento da Operação” estiver preenchida com uma data/hora menor do que o momento em que o sistema fizer o envio das informações à Sertrading.

Atualizado em 18 de março de 2021

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário