Lembre-se de acessar a central de ajudas através do seu sistema e-Login para ter acesso completo ao conteúdo.

Painéis Datamex

Um painel apresenta informações operacionais, gerenciais e/ou estratégicas da empresa de forma clara, concisa e de rápida interpretação. Os painéis são compostos por widgets, que são os recursos visuais propriamente ditos (quadros, tabelas, gráficos, etc).

Leia mais ›

Navegador muito inseguro – ADWCleaner

Durante a instalação de um programa válido pode ser oferecido à instalação de diversas soluções que prometem acelerar o computador ou aumento de proteção de forma fácil e rápida. Diversas vezes tais programas tem a finalidade de exibir propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador e sua conexão mais lenta.

Nesses casos recomendamos que você acione o responsável que presta manutenção para seus computadores.

Normalmente assumem o formato barras de pesquisa ou de janelas com promoções incômodas que são exibidas a todo instante durante sua navegação. Muitos ainda monitoram sua navegação, uma vez que transmitem informações sobre o usuário (como e-mails) para anunciantes, terceiros ou outros sem sua autorização.

Tornando COMPROMETIDA diversas conexões de segurança (Internet Banking, Email, Redes Sociais, etc..) e, inclusive, o acesso e operação do sistema. Para saber mais sobre isso clique aqui.

Para garantir o funcionamento correto do sistema, toda vez que houver um dos casos citados acima a seguinte mensagem irá aparecer: Leia mais ›

Desativando o “modo protegido” do Excel 2010

Os aplicativos do Office 2010 apresentam o Modo de Exibição Protegido para impedir que arquivos potencialmente perigosos acabem executando algum código malicioso na sua máquina. O problema é quando o recurso atrapalha a produtividade – quando temos que usar muitos arquivos anexos de e-mail, por exemplo. Iremos aprender como desativar o Modo de Exibição Protegido no Excel 2010, e os procedimentos são compatíveis para outros aplicativos da suíte.
Leia mais ›

Assinatura Digital e Digest Value

Atualmente qualquer documento fiscal (NFe/CTe/MDFe) e grande parte de arquivos EDI (troca de informações entre sistemas) utilizam uma estrutura usando a linguagem de marcação XML para importar dados em outros sistemas, diminuindo o risco de erros e agilizando o tempo de cadastro e processamento de tais dados. Como esse processo é automático, é necessário garantir que os dados que estão sendo inseridos estejam corretos com a fonte (A SEFAZ ou o seu cliente) e que não haja erros ao processar o arquivo. Para isso é utilizado o conceito de Assinatura Digital. Leia mais ›

Componente Java Datamex para Google Chrome

Na nova atualização do Navegador Google Chrome para a versão 45.0.2454.85 m disponibilizada em 02/09/2015 está descontinuando o uso de applets Java.

Leia mais ›

Remetente de e-mail

Ao enviar mensagens de e-mail do sistema existem 2 modos de envio atualmente, abaixo explicaremos como funciona e a importância de definir um remetente de e-mail.  Leia mais ›

Diferenças entre certificados A1 e A3

A funcionalidade e o padrão do certificado digital são idênticos, a principal diferença é a mídia de armazenamento.

Certificado Tipo A3: a chave privada é armazenada em dispositivo portátil inviolável do tipo Smart Card ou Token (Cartão ou Pendrive), que possuem um chip com capacidade de realizar a assinatura digital.
Certificado Tipo A1: a chave privada é armazenada no disco rígido do computador/servidor, que também é utilizado para realizar a assinatura digital.

Para usar o software da Datamex necessitamos que o certificado emitido seja sempre do tipo A1 devido aos seguintes motivos:

  • Software instalado dentro do nosso servidor, será utilizado diretamente pelo sistema emissor de documentos fiscais;
  • Os usuários não precisam conhecer a senha do certificado, portanto não podem esquecê-las, nem revelá-las a terceiros;
  • Os usuários poderão emitir documentos fiscais de qualquer computador com acesso ao sistema Datamex, inclusive simultaneamente e de qualquer dispositivo que possua acesso à internet e um Browser;
  • O certificado não pode ser levado para fora da empresa.

Em resumo, cada modelo possui vantagens e desvantagens. Tecnicamente, o modelo A1 foi o escolhido pela nossa solução por permitir a emissão tanto de pequenos quando de grandes volumes de documentos.

Exportando um certificado digital do meu computador

Nesse tópico vamos demostrar como exportar um certificado digital do seu computador, mas para isso é pré-requisito que na instalação do certificado em questão a opção “Marcar essa chave como exportável” tenha sido selecionada, como pode ser visto nesse tópico. Leia mais ›

Instalando um certificado digital em meu computador

Nesse passo a passo vamos orientar como instalar uma copia de certificado enviado pela Datamex. Leia mais ›

Diagnóstico – Rede

O aplicativo irá gerar um relatório com informações de configuração do seu computador para ser enviado a equipe de suporte, para que a mesma consiga diagnosticar possíveis problemas com seu computador ou sua internet.

Leia mais ›

FICOU COM DÚVIDA? Encaminhe e-mail para: suporte@datamex.com.br
Se preferir falar conosco:
Porto Alegre / RS 051 4063 8343
Rio Grande / RS 053 3036 2525
Caxias do Sul / RS 054 4062 9320
Rio de Janeiro / RJ 021 4063 8395
Itajaí / SC 047 4054 9320
Paranaguá / PR 041 4064 9110
Belo Horizonte / MG 031 4063 8310
São Paulo / SP 011 4063 8395


AINDA NÃO É CLIENTE DATAMEX? Não perca tempo, conheça a solução Datamex para a Gestão de Transportadoras, Armazéns Gerais e Empresas de Logística: Emissor de CTe, MDFe, CIOT e EDI