1. Inicio
  2. TMS - Módulo de Transporte
  3. Ferramenta de integração com a Receita (CT-e)

Ferramenta de integração com a Receita (CT-e)

Atualmente, o sistema Datamex disponibiliza uma ferramenta para comunicação com a Receita, a mesma permite transmissão, cancelamento, impressão de DACT-e, etc.

A ferramenta, representada pelo símbolo da Receita , fica disponível para clicarmos, somente ao selecionarmos um ou mais conhecimentos na listagem.

A seguir, será explicitada cada uma das opções disponíveis na ferramenta:

1. Enviar para secretaria da fazenda: Esta opção pode ser utilizada selecionando um ou mais conhecimentos.

Ao selecionar esta opção e clicar em ‘Executar’, imediatamente obtemos retorno informando se a transmissão foi bem sucedida. Também na coluna CT-e passa a ser exibido o símbolo da receita (em azul, caso a transmissão seja bem sucedida, e em cinza, caso haja insucesso de envio).

 

2. Imprimir DACTEs: Esta opção pode ser utilizada selecionando um ou mais conhecimentos. Ao selecionar esta opção e clicar em ‘Executar’, o sistema irá imprimir (em formato PDF) os DACTEs dos conhecimentos selecionados. Esta opção poderá ser utilizada mesmo que os conhecimentos ainda não tenham sido transmitidos, neste caso, sob o DACTE será exibida uma tarja ‘SEM VALOR FISCAL’.

 

 

3. Enviar CT-e(DACTEs + procCT-e) por e-mail: Esta opção pode ser utilizada selecionando um ou mais conhecimentos. E tem por finalidade permitir o envio do arquivo XML juntamente com o DACTE para distintos e-mails.

Ao selecionar esta opção, o sistema abre novos campos para preenchimento, onde deverão ser selecionados quais dos envolvidos do conhecimento receberão os arquivos. ATENÇÃO: Para que os envolvidos no conhecimento recebam os e-mails é necessário que os seus e-mails estejam configurados no cadastro de pessoas (Saiba mais clicando aqui). Também é possível preencher o campo ‘Outros e-mails’ com vários endereços, bastando para isso, separá-los por ; (ponto e vírgula).

 

 

4. Averbar carga: Esta opção se encontra detalhada em outro tópico de ajuda (Saiba mais clicando aqui).

 5. Recuperar protocolo de autorização/cancelamento: Esta opção pode ser utilizada selecionando um ou mais conhecimentos. , e é utilizada quando, após tentar transmitir ou mesmo cancelar um conhecimento, o símbolo da Receita ficar da cor cinza, indicando insucesso na recepção do protocolo de autorização/cancelamento. Após utilizar esta opção, o conhecimento deverá aparecer com o símbolo de transmitido ou cancelado.

  1.  

     

6. Gerar/Obter CT-e assinado: Esta opção pode ser utilizada selecionando um ou mais conhecimentos, e permite fazer download dos arquivos XML dos conhecimentos. Ao clicar em ‘Executar’ uma janela será aberta (de acordo com configurações de seu navegador) solicitando que você selecione um local para armazenar o arquivo gerado.

 

 

 

7. Cancelar CT-e na Secretaria da Fazenda: Esta opção só está disponível ao selecionar um conhecimento por vez. Para cancelar um conhecimento, sua transmissão não poderá ter extrapolado 7 dias (168 horas). ATENÇÃO: Alguns SEFAZ possuem prazos reduzidos para cancelamento.

 

Após clicar em ‘Executar’, imediatamente obtemos retorno informando se o cancelamento foi bem sucedido. Também na coluna CT-e passa a ser exibido o símbolo da receita em azul com um C em vermelho, além de toda a cor da linha mudar para vermelho.

 

8. Inutilizar: Esta opção se encontra detalhada em outro tópico de ajuda (Saiba mais clicando aqui).

 

 

 

Atualizado em 6 de janeiro de 2014

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário