Lembre-se de acessar a central de ajudas através do seu sistema e-Login para ter acesso completo ao conteúdo.

Consulta em lote de transações operadora e-Frete

Obs.: este tópico trata da consulta das transações em lote, ou seja, todas as transações de um determinado período.

Além de poder realizar a consulta de transações com a operadora e-Frete de forma individualizada, conforme instruções disponíveis aqui, também é possível realizar a consulta de todas as transações ocorridas em uma determinada data.

Relembrando o que é a consulta de transações

Na medida em que os saldos dos contratos de frete forem negociados o usuário consegue consultar informações como o peso de chegada da mercadoria no destino e o CNPJ do posto responsável pelo pagamento.


Consultando as transações em lote

Através da ferramenta “Arquivo Retorno – Operadoras e Crédito”, disponível no menu Financeiro / Caixa e Bancos / Convênios, clicar no ícone “Processar”, informar a forma de integração utilizada e a data desejada.

Após preencher as informações necessárias, clicar no botão “Processar”.

Obs.: o sistema buscará informações de todas as transações ocorridas na data informada.

Após o processamento das informações será possível visualizar quais os contratos foram obtidos na consulta através da geração do “extrato”.

Executando a sequência acima sistema vai gerar um arquivo PDF com a relação dos contratos que foram trocados nos postos naquela data.


Atualização do peso de chegada e tratamento da quebra de peso

A solução de consulta das transações dos contratos faz ainda com que a quebra de peso, se existir, seja tratada no sistema para fins de programação de pagamento do contrato e também para fins de faturamento do cliente.

A quebra de peso é a diferença entre o peso de saída e o peso de chegada da mercadoria no seu destino.

Algumas empresas descontam do motorista um valor referente a quebra de peso e também concedem descontos ao cliente em função da mesma.

Quando a consulta do contrato é realizada junto a e-Frete e há quebra de peso, o sistema vai levá-la em consideração no momento da criação da Programação de Pagamento que geralmente é feita ao posto de combustível onde foi trocado o contrato:

Na criação do faturamento, quando for incluído o CT-e vinculado ao contrato de frete, o sistema também vai tratar essa quebra de peso e, se a regra de cálculo de valores assim estiver configurada, a quebra concederá um desconto ao cliente:


Considerações finais

Para que as atualizações relatadas acima ocorram é necessário que na ferramenta “Contratos com operadoras de crédito” a opção “Atualizar peso de chegada e valores de quebra” esteja definida.

Configuração na ferramenta “Contratos com operadoras de crédito”

Geralmente essa configuração é realizada pela equipe Datamex, sendo assim apenas certifique-se que as informações dos contratos estão sendo devidamente atualizadas e, caso contrário, entre em contato conosco solicitando o ajuste.

É importante que a rotina de consulta das transações ocorra sempre antes da inserção dos contratos na ferramenta Programação de Pagamento e dos CT-e com vínculo a esses contratos na ferramenta Faturamento, pois sem a atualização dos mesmos a partir da verificação das transações as programações dos valores a pagar e a receber correm o risco de ficarem incorretas se você costuma trabalhar com quebra de peso e desconto de valores.

Outros tópicos da mesma ferramenta

Outros tópicos que podem ajudar

FICOU COM DÚVIDA? Encaminhe e-mail para: suporte@datamex.com.br
Se preferir falar conosco:
Porto Alegre / RS 051 4063 8343
Rio Grande / RS 053 3036 2525
Caxias do Sul / RS 054 4062 9320
Rio de Janeiro / RJ 021 4063 8395
Itajaí / SC 047 4054 9320
Paranaguá / PR 041 4064 9110
Belo Horizonte / MG 031 4063 8310
São Paulo / SP 011 4063 8395


AINDA NÃO É CLIENTE DATAMEX? Não perca tempo, conheça a solução Datamex para a Gestão de Transportadoras, Armazéns Gerais e Empresas de Logística: Emissor de CTe, MDFe, CIOT e EDI